Anvisa aprova uso da semaglutida 2,4mg para o tratamento da MASH

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2025, a resolução que aprova o uso da semaglutida 2,4mg no tratamento da esteato-hepatite, popularmente conhecida como gordura no fígado com inflamação. A aprovação significa um importante passo no tratamento da doença hepática no Brasil.
A aprovação se baseia nos resultados do estudo ESSENCE, que comprovou redução nos casos de esteato-hepatite e fibrose, algo que nenhuma outra terapia até agora havia comprovado de maneira efetiva.
“É com imensa satisfação que a Sociedade Brasileira de Hepatologia recebe a aprovação, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da medicação semaglutida para tratamento dos quadros de esteatohepatite (a hepatite causada pela presença de gordura no fígado). São de amplo conhecimento os malefícios à saúde do fígado que a esteatohepatite pode trazer e agora dispomos de mais uma ferramenta para combatê-la”, afirmou o hepatologista Carlos Terra, presidente da SBH.
Importante ressaltar que o fármaco, que antes era indicado somente para tratamento da obesidade, não exclui outras terapias já colocadas em prática. “Não obstante, é imperioso ressaltar que o tratamento farmacológico não substitui as medidas comportamentais de mudanças no estilo de vida, que visam adequação de peso corporal e controle metabólico, essenciais ao sucesso do tratamento, devendo ser administrados em conjunto para atingirmos os melhores resultados”, complementa Terra.
Veja também:


