Programa de Monitoramento Remoto da Cirrose
O Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG) da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) está lançando um projeto de monitoramento remoto de pacientes com cirrose e carcinoma hepatocelular (CHC).
Na primeira etapa deste projeto vamos realizar um mapeamento do rastreamento, diagnóstico e tratamento do CHC no nosso país. A primeira parte o questionário tem como objetivo avaliar a realização do rastreamento do CHC e os desafios enfrentados para o rastreamento e diagnóstico desse tumor no Brasil.
Na segunda parte realizaremos um mapeamento dos centros de tratamento de CHC públicos e privados no país. Isso vai nos permitir identificar os centros capacitados para tratamento deste tumor e também as dificuldades enfrentadas para acesso aos diversos tratamentos em cada região do país.
Também criaremos, a partir desses dados, uma rede de referenciamento para tratamento de pacientes com CHC que não tenham vinculação a serviço de saúde, pela central de monitoramento remoto, com os associados da SBH que desejem se cadastrar.
Os associados SBH receberão por e-mail o link para responderem e participarem do programa.
Conheça o projeto completo AQUI.
Acesse o questionário AQUI
Preparamos um FAQ com as dúvidas mais frequentes. Confira abaixo:
- Como funcionará o Programa de Monitoramento Remoto da Cirrose?
Através do 0800 do Tudo Sobre Fígado, pacientes com cirrose poderão se cadastrar, e receberão, além de material informativo, a orientação de realizar Ultrassom de abdome semestral, e serão periodicamente contactados para assegurar não apenas que o mesmo realizou o exame, mas que o mesmo foi mostrado ao médico que o acompanha.
- Como o programa irá melhorar a qualidade do rastreamento no Brasil?
Estamos fazendo um movimento junto ao Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), onde radiologistas estão sendo cadastrados, e receberam orientações sobre a realização de exame de rastreamento. Esses médicos estarão no nosso cadastro, e poderemos encaminhar os pacientes para realizar o exame com profissionais qualificados.
- Qualquer ultrassonografista pode se cadastrar?
No momento, apenas médicos ligados ao CBR poderão ser cadastrados
- Como faço para incluir um paciente meu no programa?
Quando o sistema estiver ativo, bastará pedir que ele ligue para o 0800 do tudo sobre o fígado e informar que tem cirrose.
- Quando iniciará o programa?
Assim que tivermos cadastrado os médicos (Hepatologistas< radiologistas e Clínicas de Radiologia)
- Como será a distribuição de Vouchers?
Apenas os pacientes acompanhados por médicos cadastrados no programa se beneficiarão dos vouchers. Estes serão distribuídos conforme disponibilidade, e nas regiões que tivermos clínicas cadastradas. O agendamento será realizado pela Central, com um dos médicos habilitados no programa.
- Posso perder meu paciente?
Não, a ideia é exatamente a oposta- garantir que o paciente retorne ao médico que o acompanha para manter seguimento
- Posso sugerir um radiologista da minha cidade?
Nesse momento apenas os radiologistas do CBR participarão do programa. Eles receberam um link para cadastro por e- mail. Caso o radiologista seja ligado ao CBR, basta responder o questionário enviado. Nós realizaremos o cadastro da Clínica onde ele trabalha.
- Só médicos da Sociedade Brasileira de Hepatologia poderão se cadastrar para que os pacientes recebam Vouchers de exames?
Sim. Nós iremos monitorar todos os pacientes com cirrose, mas o benefício do voucher será apenas para os pacientes de médicos da SBH cadastrados.