Editorial: “O Fígado”

15 de março de 2022
SBH-destaque-383-x-211.png

Caros colegas hepatologistas

Há exatamente 55 anos, aos 15 dias de março de 1967, os professores Figueiredo Mendes, Waldemar Podkameni, Jorge de Toledo, José Fernandes Ponte, Luiz Caetano da Silva e Nereu de Almeida Júnior, se reuniram na Santa Casa do Rio de Janeiro e fundaram a nossa sociedade, a Sociedade Brasileira de Hepatologia. Em 1968, foi editado o primeiro boletim oficial da SBH, denominado “O Fígado”, razão pela qual o título deste editorial.

Registro aqui que neste mesmo dia, 15 de março, foi aprovado o requerimento 80/2019, instituindo do dia Nacional do Hepatologista.

Recentemente, em nosso grupo foi discutida uma questão, que muito nos preocupa, o destino da Hepatologia: especialidade e ou área de atuação, baixa procura da hepatologia por jovens médicos, como solver? A atual diretoria da SBH está empenhada em apresentar propostas e ações para atenuar esta realidade.

Neste dia comemorativo, temos a SBH de trajes novos, uma marca nova, e um site reformatado, proporcionando um visual mais claro para navegá-lo.

Também, com o objetivo de engajar jovens médicos, estamos lançando o programa Jovem Hepatologista Itinerante, programa este voltado para médicos residentes (Gastro/Clínica Médica/Infectologia/Hepatologia) e aberto também para alunos de graduação pertencentes a ligas a fim. Serão 8 a 10 edições no ano,  e a cada edição, 5 a 6 cidades presenciais de todas regiões de nosso país, com interação entre elas, e temas versando sobre hepatologia: doenças e arsenal propedêutico do especialista. Vale lembrar que o evento também será transmitido ao vivo para todo o Brasil.

Finalmente, temos o contentamento de oferecer um presente aos sócios da SBH, o Curso de US e Elastografia Hepática. Hoje, será o lançamento de uma parte da primeira fase, o curso teórico com aulas “on-line” disponíveis em nosso site. Posteriormente, teremos a outra parte desta fase, com 2 Webinars denominadas de “Hands on line”. E, o curso será complementado com 2 outras fases, com módulos práticos, presenciais. O objetivo deste curso é municiar o hepatologista de uma tecnologia para o diagnóstico e um estadiamento mais acurado e célere das doenças hepáticas.

Fraterno abraço.

Giovanni Faria Silva
Presidente SBH 2022-2023

 

Dr. Carlos Terra
Presidente Gestão 2024-2025

(11) 3812-3253
(11) 99235-5763
[email protected]
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2391 cj. 102 | São Paulo – SP – CEP 01452-000

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2022 - Sociedade Brasileira de Hepatologia