Editorial: “O Fígado”
Caros colegas hepatologistas
Há exatamente 55 anos, aos 15 dias de março de 1967, os professores Figueiredo Mendes, Waldemar Podkameni, Jorge de Toledo, José Fernandes Ponte, Luiz Caetano da Silva e Nereu de Almeida Júnior, se reuniram na Santa Casa do Rio de Janeiro e fundaram a nossa sociedade, a Sociedade Brasileira de Hepatologia. Em 1968, foi editado o primeiro boletim oficial da SBH, denominado “O Fígado”, razão pela qual o título deste editorial.
Registro aqui que neste mesmo dia, 15 de março, foi aprovado o requerimento 80/2019, instituindo do dia Nacional do Hepatologista.
Recentemente, em nosso grupo foi discutida uma questão, que muito nos preocupa, o destino da Hepatologia: especialidade e ou área de atuação, baixa procura da hepatologia por jovens médicos, como solver? A atual diretoria da SBH está empenhada em apresentar propostas e ações para atenuar esta realidade.
Neste dia comemorativo, temos a SBH de trajes novos, uma marca nova, e um site reformatado, proporcionando um visual mais claro para navegá-lo.
Também, com o objetivo de engajar jovens médicos, estamos lançando o programa Jovem Hepatologista Itinerante, programa este voltado para médicos residentes (Gastro/Clínica Médica/Infectologia/Hepatologia) e aberto também para alunos de graduação pertencentes a ligas a fim. Serão 8 a 10 edições no ano, e a cada edição, 5 a 6 cidades presenciais de todas regiões de nosso país, com interação entre elas, e temas versando sobre hepatologia: doenças e arsenal propedêutico do especialista. Vale lembrar que o evento também será transmitido ao vivo para todo o Brasil.
Finalmente, temos o contentamento de oferecer um presente aos sócios da SBH, o Curso de US e Elastografia Hepática. Hoje, será o lançamento de uma parte da primeira fase, o curso teórico com aulas “on-line” disponíveis em nosso site. Posteriormente, teremos a outra parte desta fase, com 2 Webinars denominadas de “Hands on line”. E, o curso será complementado com 2 outras fases, com módulos práticos, presenciais. O objetivo deste curso é municiar o hepatologista de uma tecnologia para o diagnóstico e um estadiamento mais acurado e célere das doenças hepáticas.
Fraterno abraço.
Giovanni Faria Silva
Presidente SBH 2022-2023