Grupo de Interesse: Medicina do Estilo de Vida (MEV) nas Doenças Hepáticas

28 de janeiro de 2021
sbh_info_Grupos-1.png

Associado SBH pode participar de diversos Grupos de Interesse por tema.

O mais novo Grupo de Interesse é o de Medicina do Estilo de Vida (MEV) nas Doenças Hepáticas. Confira a apresentação:

Estamos vivendo um momento, na Hepatologia, de grandes desafios. Se por um lado estamos curando nossos pacientes portadores de hepatites virais, particularmente no caso da Hepatite Crônica C, por outro estamos acompanhando uma explosão de casos de doença hepática metabólica relacionada às crescentes cifras da obesidade, disglicemia, dislipidemia, que têm como “pano de fundo” aspectos relacionados à adoção de estilo de vida nada saudável. Escolhas alimentares inadequadas, sedentarismo, crescente nível de estresse e os distúrbios relacionados ao sono, tão frequentes nos dias atuais, juntos agem sinergicamente nas diferentes vias metabólicas, contribuindo para o desenvolvimento dessas doenças igualmente metabólicas. Em paralelo a esse cenário, cresce uma frustração na assistência clássica desses pacientes, que se apresentam como um indivíduo, na maioria das vezes, de baixa aderência aos tratamentos comumente empregados na prática clínica.

A Medicina do Estilo de Vida (MEV) é uma especialidade da medicina reconhecida nos EUA há cerca de 10 anos, que muito recentemente chegou ao Brasil através do Colégio Brasileiro da Medicina do Estilo de Vida (CBMEV, 2018), afiliada da Global Alliance of Lifestyle Medicine (ACLM). Trata-se de uma medicina baseada em evidência, que se utiliza de ferramentas que procuram alinhar os principais pilares envolvidos na promoção da saúde, prevenção e reversão de doenças crônicas. A adoção de uma alimentação mais saudável, atividade física adequada, práticas que visam o auto-conhecimento e manejo do estresse, qualidade do sono, controle de vícios, tais como a bebida alcóolica, o cigarro e outras drogas, são alguns dos aspectos previstos na MEV, que devem ser abordados de forma integrada e ajustados para as necessidades individuais de cada paciente, sempre com respeito à sua autonomia e auto-eficácia. Baseia-se em uma abordagem compartilhada, preferencialmente multi e transprofissional, humanizada e centrada no paciente, cujos princípios podem ser incorporados na nossa prática diária, buscando o maior engajamento e aderência sustentada dos nossos pacientes e, consequentemente, melhores resultados.

Fica claro, portanto, que os princípios da MEV têm sua aplicabilidade justificada na prática clínica em Hepatologia, podendo ser incorporada em vários cenários da assistência especializada. Particularmente na doença hepática gordurosa metabólica, que tem como principal âncora a adoção de vários dos aspectos relacionados aos hábitos de vida saudáveis, mas também nos pacientes portadores de doença hepática crônica e cirrose, bem como na doença hepática alcóolica e qualquer outra modalidade que envolva engajamento e mudança de estilo de vida.

Para tanto, está sendo criado o Grupo de Interesse: Medicina do Estilo de Vida nas Doenças Hepáticas, que tem como principal objetivo expandir os princípios da MEV na Hepatologia, de forma a incorporar as ferramentas baseadas em evidências da MEV na prática diária do médico hepatologista e desenvolver novas habilidades e competências nessa área, ajustadas para as particularidades das doenças hepáticas crônicas.

Profa Dra Ana Cláudia de Oliveira
Sociedade Brasileira de Hepatologia

Confira todos os Grupos de Interesse da SBH:

  • Hepatite C
  • Hepatite B e Delta
  • Doenças Autoimunes, Metabólicas e Colestáticas
  • Hepatologia Pediátrica
  • Transplante Hepático
  • Complicações da Cirrose I (Hipertensão Portal: Sangramento varicoso / Encefalopatia hepática)
  • Complicações da Cirrose II (Ascite / Infecções / AKI/SHR)
  • Métodos Não-Invasivos
  • Terapia Intensiva
  • DHGNA
  • Tumores do Fígado
  • Fígado e Drogas
  • Multiprofissional

Para participar entre em contato através do e-mail secretaria@sbhepatologia.org.br ou whatsapp 11 99235-5763 informando quais grupos deseja participar.

Dr. Carlos Terra
Presidente Gestão 2024-2025

(11) 3812-3253
(11) 99235-5763
secretaria@sbhepatologia.org.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2391 cj. 102 | São Paulo – SP – CEP 01452-000

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2022 - Sociedade Brasileira de Hepatologia