Nota técnica: Atualização das Recomendações da SBH sobre a Covid-19 na Cirrose e no Transplante de Fígado – vacinação contra o Sars-COV-2

29 de abril de 2021
sbh_banner_vacina_covid.png

SBH emite nota técnica com Recomendações sobre Covid-19 na Cirrose. Confira:

A doença Coronavírus (COVID-19) é causada pelo SARS-CoV-2 (“severe acute respiratory syndrome coronavirus 2”). Vários estudos demonstraram que indivíduos com idade avançada e com algumas comorbidades, como cardiopatias, obesidade, câncer, cirrose e imunodeficiências, tanto secundárias a doenças como induzidas por drogas e transplantados de órgãos sólidos apresentam maior risco de óbito pela COVID-191 .

No último ano diversas vacinas foram desenvolvidas e estão sendo estudadas com o objetivo de prevenir a infecção e reduzir ou evitar as complicações graves da COVID-19. No entanto, há escassez de evidências da vacinação de pacientes cirróticos e transplantados de fígado, bem como de outros imunossuprimidos, que não foram incluídos nos estudos iniciais2.

Para pacientes imunossuprimidos, que frequentemente apresentam menor resposta à vacinação em geral, mais estudos são necessários para avaliação da eficácia e segurança das vacinas contra o SARS-CoV-2 em cada grupo específico1 .

Nosso objetivo foi reunir as informações existentes para orientar a vacinação no contexto da hepatopatia crônica e do transplante de fígado. As referências utilizadas nesta revisão contemplam as principais publicações dos órgãos regulamentadores de saúde nacionais e internacionais, incluindo o Plano Nacional de Vacinação contra COVID-19, 4a Edição, 2021.3 Entende-se que em situações não previstas ou consideradas limítrofes, a decisão deve ser individualizada após discussão com o médico assistente e/ou equipe multidisciplinar do transplante.

Confira a Nota Técnica completa, AQUI

Dr. Carlos Terra
Presidente Gestão 2024-2025

(11) 3812-3253
(11) 99235-5763
secretaria@sbhepatologia.org.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2391 cj. 102 | São Paulo – SP – CEP 01452-000

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2022 - Sociedade Brasileira de Hepatologia