Notícias
Copia-de-Comunicado-SBH-1000-x-800-mm-1200x960.png

2 de agosto de 2024 Notícias

Apesar de reconhecer que a mudança de Tenofovir 300mg + Lamivudina não terá impacto negativo no tratamento, hepatologistas assinam recomendação sobre exigência de exame de carga viral atualizado dos pacientes para evitar “risco de segurança”

A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) preparou um documento com uma avaliação em referência à nota técnica nº 24/2024, emitida pelo Ministério da Saúde no dia 24 de julho, sobre a dispensação excepcional e temporária do medicamento Tenofovir 300mg + Lamivudina 300mg (TDF+3TC) para o tratamento da hepatite B para pacientes em uso de Tenofovir 300mg (TDF), em caso de eventual indisponibilidade de estoque.

Conforme explicado na própria nota técnica, a troca temporária de TDF para TDF+3TC não terá impacto negativo no tratamento, pois ambas as terapias são igualmente efetivas para manutenção da supressão da carga viral de pacientes com hepatite B crônica. 

Assinada em conjunto por renomados hepatologistas da SBH, o comunicado expressa preocupação apenas com a carga viral dos pacientes e pede cautela em relação a possíveis riscos de segurança em relação a interações medicamentosas.

“Se o VHB estiver ainda replicando no momento da troca, terá havido exposição ao 3TC, não havendo como estabelecer com segurança absoluta que a presença do TDF associado ao 3TC seria capaz de impedir de forma definitiva o aparecimento de mutações contra a lamivudina”, ressalva a indicação, lembrando que o tratamento original deve ser restabelecido o mais rápido possível.

Leia, abaixo, o comunicado da SBH sobre a nota técnica do Ministério da Saúde, na íntegra:

Avaliação referente a Nota Técnica No 24/204 – DATHI/SVSA/MS de 24/07/2024

A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) vem por meio desta expressar sua avaliação sobre a Nota Técnica nº 24/204 – DATHI/SVSA/MS emitida em 24/07/2024 referente a dispensação excepcional e temporária do medicamento tenofovir 300mg + lamivudina 300mg (TDF+3TC) para o tratamento da hepatite B para pacientes em uso de tenofovir 300mg (TDF), em caso de eventual indisponibilidade de estoque. 

Conforme explicado na própria nota técnica, essa troca temporária de TDF para TDF+3TC não terá impacto negativo no tratamento, pois ambas as terapias são igualmente efetivas para manutenção da supressão da carga viral de pacientes com infecção crônica pelo vírus da hepatite B (VHB).

Além disto, concordamos com a precaução explicitada na referida nota técnica, de que se pesquise entre os medicamentos que o paciente usa se há algum agente que possa apresentar interação medicamentosa com 3TC. Esta pesquisa pode ser facilmente realizada por meio do Hep iChart da Universidade de Liverpool ou base de dados semelhante.

De modo geral, o TDF protege contra mutações do 3TC. Se houver comprovação de que o paciente apresenta VHB DNA indetectável nos últimos seis meses antes da eventual troca para TDF+3TC, a possibilidade de haver geração de mutações de resistência ao 3TC seria virtualmente inexistente.

Por outro lado, se o VHB estiver ainda replicando no momento da troca, terá havido exposição ao 3TC, não havendo como estabelecer com segurança absoluta que a presença do TDF associado ao 3TC seria capaz de impedir de forma definitiva o aparecimento de mutações contra a lamivudina.

Na ausência de comprovação de carga viral indetectável nos últimos seis meses, sugerimos a realização de teste de carga viral antes da troca do tratamento para a combinação TDF+3TC. No caso de positividade do VHB DNA, ou mesmo na impossibilidade da realização do teste de quantificação da carga viral em tempo hábil, se recomenda que o paciente receba de qualquer forma a combinação TDF+3TC, porém com a ressalva de que tratamentos futuros não deverão incluir o Entecavir (ETV).

Desta forma, pacientes com carga viral do VHB detectável no momento da troca de tratamento, bem como os que não realizaram o teste nos últimos seis meses, na eventualidade de necessitar migração futura do tratamento com TDF, o agente de escolha seria o TAF, no sentido de evitar o uso do ETV em pacientes expostos previamente a lamivudina, conforme indica a última versão do PCDT para tratamento do VHB no Brasil.

Hugo Cheinquer – CRM 14617/RS
Professor Titular de Gastroenterologia e Hepatologia  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Membro titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia

Mário Guimarães Pessoa
Doutor da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Membro titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia

Maria Lucia Gomes Ferraz
Professora associada da Universidade Federal de São Paulo
Presidente do Instituto Brasileiro de Fígado
Membro titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia

João Renato Rebello Pinho
Médico Patologista Clínico e Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Laboratório Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein
Membro titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia

Carlos A. Rodrigues Terra Filho
Professor adjunto de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia”

BAIXE AQUI A AVALIAÇÃO REFERENTE À NOTA TÉCNICA Nº 24/204 EMITIDA PELA SBH

ACESSE AQUI A NOTA TÉCNICA Nº 24/204 – DATHI/SVSA/MS emitida em 24/07/2024


logo-escolhida-hepato-2025-1-e1722293380462.jpg

29 de julho de 2024 Notícias

Foi lançado nesta segunda-feira, dia 29 de julho de 2024, o 29° Congresso Brasileiro de Hepatologia, marcado para ocorrer entre os dias 8 e 10 de outubro de 2025, com uma programação inédita, inovadora e exclusiva que vai olhar para o futuro da Hepatologia.

O evento de apresentação foi coordenado pela diretoria da SBH com a diretoria científica do evento e o time da produtora de eventos ABEV. Diante da receptividade, já temos certeza que a Hepato 2025, que acontecerá no Rio de Janeiro durante o ano que vem, será um sucesso!

Nossos especialistas estão debruçados sobre uma intensa programação científica para trazer aos congressistas temas pertinentes à Hepatologia com estudiosos renomados nacional e internacionalmente. O time é formado por Carlos Terra (presidente), Angelo Alves de Mattos (coordenador científico), Cristiane Valle Tovo (coordenadora científica), Juliano Machado de Oliveira (coordenador financeiro) e Maria Chiara Chindamo (secretária geral).

Entre os temas abordados, grande destaque para áreas como tumor hepático, doença hepática esteatótica associada ao metabolismo (MASLD) e insuficiência hepática aguda sobre crônica (ACLF), mas nunca deixando de lado outros assuntos tão importantes na Hepatologia como hepatites virais, doenças raras, complicações da cirrose, doença hepática alcoólica, doenças autoimunes, hipertensão portal, radiologia intervencionista, entre outros.

Gostaríamos de agradecer à participação dos convidados que atenderam ao nosso chamado e nos colocar à disposição para os parceiros para contar as novidades assim que possível. E chamar nossos sócios para que já comecem a planejar a ida ao Rio de Janeiro! Em breve, tem mais novidades, lançamos nosso site e abrimos as inscrições!


Dr_Eduardo-Emerim_faz_elastografia_em_Porto_Alegre-20240722-1200x900.jpg

23 de julho de 2024 NotíciasSem categoria

O Julho Amarelo, além de se preocupar com a saúde dos brasileiros, atua também no campo social. A campanha, que reúne hepatologistas de todo o Brasil para alertar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, – doenças que, na maioria das vezes, são silenciosas, mas podem causar sérios danos ao fígado e à saúde – chega a Porto Alegre em parceria com a Secretaria de Saúde da capital gaúcha para um dia de testagens e exames de imagens gratuitamente no Centro Humanitário de Acolhimento de Porto Alegre, localizado na zona norte, onde estão vivendo cerca de 200 desabrigados das enchentes de maio.

A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) apoia a ação cedendo um equipamento que realiza exames de elastografia, importante no processo de descoberta de doenças hepáticas. A Elastografia Hepática Transitória é uma modalidade de exame que permite a avaliação da gravidade da doença hepática. O objetivo principal do exame é avaliar o grau de rigidez do fígado sem necessidade de biópsia por agulha, evitando riscos ou complicações. Essa tecnologia vem se difundindo em todo o mundo mas ainda é pouco disponível nos serviços de saúde públicos no Brasil.

A ação acontece durante todo o dia na quinta-feira, 25 de julho, e está sendo coordenada pelo hepatologista Eduardo Emerim, membro da SBH, que estará atendendo uma demanda represada na rede pública de saúde da região. A expectativa é fazer testar toda a população que está no Centro Humanitário de Acolhimento, inaugurando o projeto “Teste e Trate Calamidade”, que vai aplicar testes rápidos de hepatites virais, coleta exames de sangue para descobrir a carga viral, enzimas hepáticas e plaquetas nos detectados positivos e examinar os possíveis pacientes com a elastografia hepática transitória. No caso de identificados casos positivos, as pessoas já começam a ser medicadas.

O aparelho também está sendo utilizado para outras ações, reduzindo assim a espera dos pacientes pelo exame, assim como foi durante todo o dia de ontem, quando o atendimento ocorreu no Centro de Saúde Iapi (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários).

Qual a importância das testagens no Julho Amarelo?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 400 milhões de pessoas em todo o mundo estejam infectadas pelos vírus da hepatite B e C e que apenas uma em cada 20 pessoas com hepatite viral sabe que está doente.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Justamente por serem doenças potencialmente silenciosas, o Julho Amarelo se propõe a incentivar a realização de testes rápidos gratuitos, disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde) para a população.

A campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Internacionalmente, ela é marcada pelo dia 28 de Julho, quando a OMS e seus parceiros comemoram o Dia Mundial da Hepatite, para aumentar a sensibilização e a compreensão sobre as hepatites virais e as doenças que elas causam. Esta data homenageia o aniversário do professor ganhador do Prêmio Nobel Baruch Samuel Blumberg, descobridor do vírus da hepatite B.


Design-sem-nome-1-1200x800.jpg

Notícia boa para o segundo semestre de 2024: saiu o edital do exame de suficiência para obtenção do certificado de atuação na área de Hepatologia. Será em novembro. Acompanhe os detalhes.

A prova será realizada no dia 22 de novembro, das 8h às 12h, durante a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, que acontecerá no período de 21 a 24 de novembro de 2024, no Centro de Convenções de Salvador, localizado no endereço Avenida Octávio Mangabeira, 5.490, Boca do Rio, Salvador, Bahia. As inscrições serão abertas no dia 1º de agosto, à meia-noite, e terminarão no dia 21 de outubro, às 18h.

Acesse o edital completo em PDF: Edital_Certificado_Hepatologia_2024

O exame de suficiência para obtenção do Certificado de Atuação na Área de Hepatologia é emitido pela SBH seguindo os critérios estabelecidos pela Associação Médica Brasileira (AMB) e identifica o profissional médico com formação acadêmico-científica adequada e apto a exercer a especialidade com ética, responsabilidade e competência. Os critérios, estabelecidos no edital, estão de acordo com as exigências estabelecidas no convênio firmado entre o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM – 2002); com a Normativa de Regulamentação do Exame de Suficiência para Titulação de Especialista ou Certificação de Área de Atuação da AMB (2016) e seu adendo (Portaria AMB no 002/2020).

Acesse o edital completo em PDF: Edital_Certificado_Hepatologia_2024

EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE HEPATOLOGIA 2024
Data da Prova: 22 de novembro de 2024 – Sexta-Feira
Horário: 8h às 12h
Maiores informações: [email protected] ou Whatsapp (11) 99235-5763

 

 

 


anuidade2024-bannerdestaque.png

24 de janeiro de 2024 AnuidadeNotícias

A SBH lança sua campanha de anuidade 2024.

A SBH têm sido protagonista no fortalecimento da especialidade, bem como em seu papel social, realizando campanhas de esclarecimento e conscientização ao público geral, através do Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG).

Ao associar-se à SBH você terá acesso a todo o acervo científico da SBH, numa área exclusiva do nosso site onde o hepatologista encontrará diversos Programas de Educação Continuada através de aulas apresentadas por especialistas no assunto.

Também poderá se atualizar em seções como: Imagem da semana, Hepato Papers.

Além disso, associados SBH também contam com descontos exclusivos em eventos realizados e/ou apoiados pela SBH.

Os valores para este ano são:

Categoria Até 28/02 Até 31/03
Titular/Associado/Iniciante R$ 540,00 R$ 560,00
Colaborador R$ 270,00 R$ 280,00
Jovem Hepatologista isento* isento*


*Jovem Hepato (Residentes) permanecem com isenção da anuidade mediante envio de comprovante atualizado da residência médica  para [email protected]
** Associados beneméritos e eméritos estão isentos de pagamento

Para realizar o pagamento de sua anuidade, acesse a área restrita do site CLICANDO AQUI 

Está com dificuldade de acesso? Fale com nossa secretaria AQUI

Ainda não é sócio SBH? Venha fazer parte, CLICANDO AQUI


destaque-nota-oficial.png

17 de janeiro de 2024 Notícias

A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) vem por meio desta repudiar o levantamento proposto pelo Conselho Federal de Medicina sobre a OPINIÃO dos médicos afiliados acerca da vacinação contra COVID-19 em crianças.

Cabe ressaltar que a SBH é entidade que tem suas ações e propostas baseadas sempre nos mais altos preceitos científicos. Dentro desse conceito, entende a SBH que determinadas matérias devam ser discutidas e definidas a partir de rigorosos conceitos científicos, sem que opiniões pessoais, muitas vezes enviesadas por diferentes fatores, possam interferir.

A SBH defende, portanto, que os protocolos de utilização de vacinas, bem como de quaisquer outros tratamentos voltados para a população, devam ser testados seguindo rigorosamente as normas científicas vigentes e que opiniões pessoais sejam reservadas para outro tipo de contexto.

São Paulo, 17 de janeiro de 2024.

Carlos Terra
Presidente da SBH
2024 – 2025

 


prova-titulo_1.jpg

20 de outubro de 2023 Notícias

Resultado dos recursos interpostos contra o gabarito da prova de titulo de especialista:

 


 

[mks_button size=”large” title=”CONFIRA O GABARITO FINAL” style=”squared” url=”https://sbhepatologia.org.br/wp-content/uploads/2023/05/Gabarito_Prova_Titulo_2023_Questao_Anulada.pdf” target=”_blank” bg_color=”#dd8500″ txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″] [mks_button size=”large” title=”CONFIRA A LISTA DE APROVADOS” style=”squared” url=”https://sbhepatologia.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Aprovados_PROVA_SBH_2023_20-10-2023.pdf” target=”_blank” bg_color=”#0066bf” txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″]

 


 


Confira-a-lista-de-aprovados-da-Prova-do-Titulo-1.jpg

9 de outubro de 2023 Notícias

A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) divulga a lista dos aprovados no Exame de suficiência para obtenção do certificado de atuação na área de Hepatologia 2023, realizado no último dia 07 de outubro de 2023, durante o Congresso Brasileiro de Hepatologia.

Parabéns a todos os candidatos!

Comissão Responsável
Liliana Sampaio Costa Mendes
Alberto Queiroz Farias
Claudia Oliveira
José Milton de Castro Lima
Luciana Lofego Gonçalves

Clique no botão abaixo para visualizar:

[mks_button size=”large” title=”CLIQUE PARA VER” style=”squared” url=”https://sbhepatologia.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Aprovados_prova_SBH_2023_1.pdf” target=”_blank” bg_color=”#0066bf” txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″]

 


prova-titulo_1.jpg

7 de outubro de 2023 Notícias

Clique no botão abaixo para visualizar:

[mks_button size=”large” title=”GABARITO” style=”squared” url=”https://sbhepatologia.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Gabarito_Prova_Titulo_2023.pdf” target=”_blank” bg_color=”#dd9933″ txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″]


Dr. Carlos Terra
Presidente Gestão 2024-2025

(11) 3812-3253
(11) 99235-5763
[email protected]
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2391 cj. 102 | São Paulo – SP – CEP 01452-000

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2022 - Sociedade Brasileira de Hepatologia