ABCCR/BRASCRS

Programa de Educação Continuada em Hepatologia

FAQs

Como funciona a Certificação de Atualização Profissional

O conceito do processo da revalidação do Título de Especialista baseia-se no interesse em assegurar a educação médica continuada e comprovar a atualização dos profissionais médicos, processo já existente em vários países.

Reconhecendo a importância do tema, a Associação Médica Brasileira (AMB), formalizou o Certificado de Atualização Profissional para os portadores de Título de Especialista e Certificado de Área de Atuação, instituindo a Comissão Nacional de Acreditação (CNA) para a elaboração de normas e coordenação do processo.

Após extensa discussão envolvendo a AMB e as Sociedades de Especialidade, foram traçadas as normativas que orientam os portadores de Título de Especialista e Certificado de Área de Atuação a iniciar o processo de revalidação. Nesta norma, o profissional pode obter o Certificado de Atualização Profissional por meio de prova ou pela somatória de 100 pontos pela participação em eventos, previamente aprovados pela CNA, em um período de 5 anos contínuos. A CNA preparou o protocolo de pontuação de atividades científicas para a revalidação, instituindo normas de cadastramento para garantir acesso universal, lisura e isenção ao desenvolvimento deste processo.

As aulas disponibilizadas neste projeto, enquadram-se no que a CNA classifica como "Eventos à distância", ou seja, atividades de educação continuada não desenvolvidas em tempo real, por meio de ferramentas multimídia ou material impresso.

Para saber mais detalhes, consulte o site da CNA.